quinta-feira, 29 de março de 2012

Mensagem para a Semana Santa

Um cristão é alguém que acredita e vive a loucura do Cristo. Seus olhos não estão fixos na Cruz, mas no Deus que nela triunfou, que ela venceu. Triunfou sobre a morte, nos diz as Escrituras. Mas que morte? Pode Deus viver e morrer como um mortal?

A vitória do Cristo nos provoca a aceitar como verdade em nossos corações o que os olhos não aceitam, o que a mente duvida, o ouvido estranha, o juízo desaconcelha. Nos provoca a abrigar em nosso ser a convicção de que há um Deus que vive ontem, hoje e sempre. Que nada desse mundo transitório - assim como nossa existência terrena é transitória - abala a verdade que Ele instaurou. E que, portanto, para compreender esta verdade eu preciso me voltar a Ele, não aos meus sentidos, não ao que vejo, não ao que penso, não ao que ouço, não ao que julgo ser certo ou ser errado. Essas coisas têm sua serventia, mas não vão me levar a Deus.

A vitória do Cristo nos provoca a depositar nossa confiança na Fé. Porque a Fé tem compromisso com Deus e com nada mais. Porque a Fé é o meio pelo qual eu, como ser humano, preso à carne, consigo estar com Deus. Se procuro Deus de outra maneira, pelo que me disseram que Ele era, pelo que me disseram que ele fazia, o que ele dizia, e tal e qual e tudo o mais, deixando de lado a Fé, não vou encontrá-lo. Posso aprender várias coisas, a história da religião, da Bíblia, os ensinamentos de Cristo, a cultura do cristianismo, sua influência nos valores da cultura brasileira. Mas Deus eu não consigo encontrar desse jeito.

A vitória do Cristo nos provoca a elevar nosso espírito para além das aparências, dos julgamentos, das impressões, do "eu acho isso", "eu acho aquilo". Não que a gente não pense, não tenhamos ideias próprias, que a gente não seja livre para pensar ou agir como quiser. Mas porque queremos pensar e nutrir nossos pensamentos com os ensinos da nossa Fé, das Sagradas Escrituras, do Deus Altíssimo, do nosso Salvador, de tudo o que aprendemos sê-lo, que sentimos ele responder para a gente, no coração, na alma, no espírito. E porque queremos agir e levar adiante iniciativas que perpetuem sua mensagem, o legado de um povo que conhece a Promessa que Deus o fez. Porque queremos, e o queremos com a Força que Deus nos dá para adorar, para glorificar seu Nome, para viver a nossa Fé.

Então crer em Cristo não é para qualquer um. Não. Não é de qualquer jeito. Não é apenas dizendo que está com Deus, que conhece sua Palavra, que vai à igreja, que paga o dízimo. Isso será consequência de uma vida devotada à relação íntima e louca com Deus. Uma vida estranha para quem não sabe do que estamos falando. Que desconhece essa relação, essa confiança, essa Fé que surge da Graça de Deus, do seu Poder, e do seu Amor por nós.

Deus amou o mundo de tal maneira que Ele se fez carne, viveu não só o que vivemos, mas também - e principalmente - o que nenhum de nós conseguiria viver! E tudo isso para que nos aproximemos Dele e possamos consagrá-lo em nosso coração, que possamos viver com Ele, dia após dia, até a consumação dos tempos comuns e o completo estabelecimento do seu Reino de Glória Eterna.

Portanto, meus amigos e meus irmãos, vamos nessa Semana Santa olhar bem fundo para nossa Fé e ver no que estamos acreditando. Em que estamos depositando nossa Fé. Se é nas coisas efêmeras, nos detalhes corriqueiros, nos compromisso diários e mundanos, que por mais importantes que sejam são frágeis como frágil é a vida humana, e que merecem atenção e zelo, mas sem permitirmos que isso nos distraia da Face de Cristo. Que possamos olhar para meu irmão e minha irmã e ver Cristo Jesus ao nosso lado, nos desafiando a aceitá-lo e aceitar a loucura da sua vitória.

Que Deus nos abençoe, nos perdoe e nos dê a Vida Eterna,

Amém.

Nenhum comentário: